domingo, 21 de março de 2010

Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu...

... Escorreguei, torci um pé... Ai que tanto me doeu!

Silvinha Ruça jamais viajou além de Portugal ou de Espanha. Quando as conversas são sobre a estadia num determinado país, ou se desfolha na mesa do café, uma revista de uma agência de viagens… Silvinha ouve.
Se muito atentas, podemos saber o que Silvinha não conhece, jamais o que Silvinha conhece.

Silvinha Ruça é a minha vizinha do 4º Frt. Conheço-a do sobe e desce do elevador, desde que fomos estrear a “nossa primeira casinha”.
Tivemos os nossos momentos áureos nas cumplicidades de jovens recém-casadas.
Silvinha Ruça planeava tudo… e depois, concretizava tudo…
Ano I – Casamento.
Ano II – Ser Mãe.
Ano III – Habitação própria.
Ano IV – Habitação secundária.
Ano V – Reconstrução de antiga habitação de família.
(a haver reencarnação, Silvinha na vida imediatamente anterior teria andado entre o construtor civil e o agente imobiliário)
Ano VI – Viajar
…com planos perfeitos, ao pormenor, os do Ano VI.
Ano VI em que a vida fez um manguito à Silvinha Ruça!

A seguir ao Ano VI - Viajar, Silvinha compra uma gaiola.
Lustra a gaiola, recolhe-se eremita na gaiola.
Silvinha Ruça fechada na gaiola a sonhar as viagens que não fez.

Ontem de manhã, quando descia no elevador do prédio, olhei o espelho… colado com fita cola um papelzinho que dizia assim:

Peço sugestões para uma estadia de três dias em Paris
Obrigado
Silvinha Ruça


PS – Já toquei por três vezes à campainha do 4º Frt. Ninguém responde. Deixei um papelzinho por debaixo da porta que dizia assim...

domingo, 14 de março de 2010

Meu domingo amargo e doce….

Na minha agenda de capa dura, elástico forte e de cor rosa desbotada, organizo a próxima semana.
A dúvida de dois dias de férias e ir até ao norte...
... a ir, vou de comboio.
Gente, estações, pisam, empurram, conversa troca e joga sem mais, corre, engana na linha, esperar a ligação em Campanhã a bufar, a bufar….
Chegar.
Abrir a porta da varanda, abraçar, respirar o ar do Monte… a Abadia.

Ou os dois dias de férias aqui...
.... a olhar o atrás, o ao lado, o adentro e depois redesenhar os traços do olhar para o à frente.


E caminham os ponteiros do relógio……


Há dois meses viciei-me em chá de limão.
Aprendi-o com a constipação e gostei-o tanto, tanto....
Meia volta, volta e meia. Volta na volta. Sentada. Em pé... à janela. Encostada na bancada da cozinha… eu, e a caneca com o dito.
… e depois deste chá, vou fazer um bolo. Bem doce, extremamente doce…
Assim:

Bolo Espécie

Ingredientes para o bolo:

1 frasco de doce de chila
6 ovos inteiros
250 grs de açúcar
250 grs de amêndoa moída
1 colher de sopa bem cheia de farinha

Pré aquecer o forno a 180º. Untar uma forma sem buraco e forrar com papel vegetal.

Misturam-se todos os ingredientes e batem-se muito bem.

Deita-se o preparado na forma e vai ao forno mais ou menos 40 minutos (testar com um palito)

Deixar arrefecer e desenformar.

Ingredientes para cobertura do bolo:
(Ovos Moles)

3 gemas
9 colheres de açúcar
3 colheres de água

Coloca-se ao lume um tacho com o açúcar e a água. Deixa-se ferver um pouco.
Retira-se lume e espera-se que arrefeça.
Entretanto, batem-se as gemas.
Juntam-se à mistura, logo que esta esteja fria.
Vai novamente ao lume até engrossar.
Verter sobre o bolo


Com umas pérolas grandes prateadas, daquelas de confeitaria...... Enfeitei-o...

E tenho Piazolla a acompanhar-me.


domingo, 7 de março de 2010

Na terra do nunca.... há meninos sem estrelas

Harmoniza-me o preto e o branco.
Alegram-me as cores.
Abranjo a quietude do simples, fico dispersa na euforia da cor.

Gosto de dar colo. É um tempo em que me sinto no colo.
A carícia inocente do colo.
Cheia e sôfrega!

Gosto do grande, gosto até do muito grande.
De peças grandes numa sala; o “um só” que complementam.
Mas, contraditoriamente, sinto os meus passos pequenos… pequeninos.

Há espaços que não sei como olhar, como percorrer.
Não lhe sei o Norte.
Não sei…..

Vou dar um piparote na estrela que não sei acender.
Sempre que desaparece uma estrela forma-se um buraco negro….
Suponho, fica mais espaço no céu.

(imagem da net)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Se eu fosse a Julieta estava à varanda a suspirar…

Romeo... Romeo... Where are You My Romeo?

… como não sou, conto uma historinha....

(imagem da net)


Anos 70.
Ariosca, lisos cabelos oxigenados de loiro, olhos verdes maquilhados em peixe, cintura fina, salto agulha…
… casa com…
Justo Vale, franzino, sem ângulos, cabelo farto, olhos em água, gerente bancário da única dependência da CGD da vila.

De manhã à noite, Ariosca ouve música romântica e sonha com os galãs do cinema.
Justo Vale passeia triunfante Ariosca, no meio social e financeiro.

Ela cresce com os sonhos que alimenta.
Sustenta-os também nas ninharias, bricabraques, babyliss, eye-liner, saias justas, decotes.
Os anos passam e ela crê firmente no balofo.

Ele diminui com as realidades que não enfrenta.
Nos passeios triunfantes perde o sustento.
Os anos passam e ele sem firmeza fina-se de valor.

Ano 2008
Ariosca, sessenta anos, lisos cabelos oxigenados de loiro, olhos verdes maquilhados em peixe, cintura fina, salto agulha…
… casa com…
Aldo Broco, quarentão enxuto, com ângulos, cabelo e pêlo, olhos em vê, trabalhor da construção civil que lhe sussurra ao ouvido... "Gosto mais de você que de brigadeiro".

Ariosca diz-se finalmente Feliz!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Síndrome da Gata Borralheira.....

Espanejando… Espanejando….

Há ciclos na vida que se vão repetindo. Nunca da mesma forma nem com a mesma duração mas sempre com efeitos semelhantes.
Este mês o ciclo é “Se mexes sai asneira” versus “Se não mexes devias ter mexido”, abençoado com a intervenção divina(?) que está determinada em mostrar-me, por um canudo, as metas que tracei.

Espanejando…. Espanejando….
Arejando...

A Teresa do blog “Os meus óculos do mundo" nomeou-me para o desafio de responder a um questionário.
Porque há trivialidades que todos respiramos, quer sejamos azuis ou matizados, quer tenhamos estrelas na testa ou horários dos TST, quer chamemos ao amor uma conchinha ou caixa de cartão canelado.
Porque tenho um fio invisível que me une à Teresa… cá vai:

Questão 1: Tens medo de quê?
Um medo interior atroz do sofrimento. Que me parece cresce da proporção directa em que o resolvo exteriormente.
(complicado, não é?)

Questão 2: Tens algum guilty pleasure?
Coisinhas pontuais talvez… nada de que me culpe

Questão 3: Farias alguma loucura por amor/amizade?
Fiz umas quantas, provavelmente faria outras quantas. Diferentes mas certamente iguais no valor da emoção.

(Pensando friamente sobre a questão… zzzzzzzzzzzzzzzzzz
Será que eu fiz alguma loucura por amor?
… Maria, tu nunca fizeste nenhuma loucura por amor!!!!... )

Questão 4: Qual o teu maior sonho? Responder paz, amor e felicidade é trapacear;)
Perder os medos.
Uns medinhos com umas particularidades especiais que por aqui habitam ….


Questão 5: Nos momentos de tristeza/abatimento, isolas-te ou preferes colo?
Nunca ultrapassaria fases complicadas ou momentos difíceis senão os digerisse perfeitamente isolada.
Colo prefiro…. sempre!


Questão 6: Entre uma pessoa extrovertida e uma introvertida, qual seria a escolha abstracta?
Não escolho pessoas por essa característica do seu comportamento.
Por isso não sei responder, não tenho ponta por onde fazê-lo.


Questão 7: Sentes-te bem na vida, ou há insatisfação além do desejável?
Estou de bem com a Vida. Tudo flui a meu proveito.
Sou insatisfeita.
Sou desinquieta.
Quero mais.
No entanto....

Estou de bem com a Vida. Tudo flui a meu proveito.

Questão 8: Consideras-te mais crítico ou ponderado? Sabendo, contudo, que existem críticas ponderadas.
Julgo ter um apurado sentido de justiça (balelas mas em que acredito mesmo…rs) assim critico ferozmente quando convictamente creio, no entanto, sou assumidamente pelos consensos e de consensos.

Questão 9: Julgas-te impulsivo, de fazer filmes, paciente...? Define-te, de uma forma geral.
Ai…. não me peçam definições ….
Sou emotiva. Tenho é dias de glória em que me controlo, lindamente…


Questão 10: Consegues desejar mal a alguém e, normalmente, concretizar? Sê sincero.
Não me ocupo nem um segundo com quem não me interessa, com quem me faz mal.
Deito fora, simplesmente!!!

Questão 11: Conténs-te publicamente em manifestações de afecto (abraçar, beijar, rir alto...)?
A questão nem passa por conter-me porque por natureza sou discreta.
Seria difícil, p.e. , publicamente eu ser o centro das atenções, podem crer.... :)


Questão 12: Qual o teu lado mais acentuado? Orgulho ou teimosia?
Teimosia, pois ...

Questão 13: Casamentos homossexuais e direito à adopção?
Sobre os casamentos, sejam homo ou hetero, “vejo-os” iguais.
Direito à adopção nos casamentos homossexuais - não tenho informação que me dê o conhecimento que considero necessário (é o formar de uma vida) para ser a favor ou contra.

Questão 14: O que te faz continuar o blogue?
Aquilo que é meu e que tem o meu cheiro, o meu gosto o meu tacto, pedacinhos de mim…..eu não deixo não!

Questão 15: O número de visitas e comentários influencia o teu blogue?
Obviamente, que o retorno é essencial. Testo-me!
Eu não vivo sem os outros. Sou de comunicar, preciso de trocas.
Por norma respondo aos comentários pelo “elo” com cada pessoa que o faz.
Uns caem outros não. Como na vida…

Não tenho sequer contador de visitas, não me parece que o meu interesse passe por aí.
Livres todos, sem "deve/haver"

Vou seguindo, EU.... sem me descaracterizar!

Questão 16: Na tua blogosfera pessoal e ideal, como seria?
Não quero uma blogosfera pessoal nem ideal, muito obrigado!
Posso pedir outra coisa na vez desta? Posso?

Questão 17: Deviam haver encontros de bloguistas? Caso sim, em que moldes? Caso não, porquê?
As pessoas devem estabelecer também laços físicos, com as expressões, os sons, os trejeitos, a alma.
Parecem-me complementares destes e porventura interessantes. No entanto, terão reverso.

E esta “cortina” cibernética que nos envolve também terá os encantos da magia que não se desfaz…. cada um viva-a ao seu jeito.

Questão 18: Sabes brincar contigo e rir com quem brinca contigo? Sem ironias.
Sorrio muito.
Brincar, sorrir é também uma forma de estar na vida.
Rir é sempre partilhado senão é tontaria.
Tenho muita dificuldade em lidar com quem não sabe sorrir.

Questão 19: Quais são os teus maiores defeitos?
Sou a minha pior inimiga, há defeito maior?

Questão 20: Em que aspectos te elogiam e/ou achas ter potencialidades e mesmo orgulho nisso?
Up’s e down’s, só estrago a curva de Gauss …rs

Questão 21: Entre uma televisão, um computador e um telemóvel, o que escolherias?
O computador.

Questão 22: Elogias ou guardas para ti?
Se é para elogiar, elogio.
Não faço elogios gratuitos, não os banalizo.
Se esqueço de elogiar na altura, faço-o mais tarde nem que seja por escrito, duas palavritas.... (os sms estão mesmo ali ao toque de um dedo, sabiam?)

Questão 23: Tens humildade suficiente para te desculpar, sem ser indirectamente?
Aleluia!! Aleluia!!!
Foi das coisas que aprendi e quando tenho de fazer faço com a cabeça erguida e de saltos altos...


Questão 24: Consideras-te, de grosso modo, uma pessoa sensível ou pragmática?
Sou estratificada.
(por algumas nódoas negras...ops por muitas!)

Questão 25: Perdoas com facilidade?
Desculpo com facilidade.
Dificilmente perdoo (não sei como se faz).


Questão 26: Qual o teu maior pesadelo ou o que mais te preocupa?
Dependência

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Abrem-se as janelas e as portadas...

Liga-se o rádio....





Roda a chave na porta....






Au Revoir!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O domínio de um rato

Ela insiste.
Ela afunda.
Ela corre para o charco.
… e chapinha… chapinha… chapinha….

Ele, afável, estende o braço e dá-lhe a mãozinha,
para ela se encher de laminha.

Depois, ela, toda salpicadinha, sai do charco.
Ajeita-se.
Ao quinto dia ele volta e dá-lhe a mãozinha.
Leva-a a passear ao charco, onde ela infeliz, chapinha.....