terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os amigos… os amiguinhos… os amigalhaços

O Zé Miguel
O Zé Miguel é moreno, atlético e na zona frontal da cabeça o cabelo voou.
(... já experimentou 1002 ampolas e 525 tratamentos anti-calvície…)
Sabe tudo sobre os alimentos saudáveis, assíduo no nutricionista, está a um passo de ser um vegetariano em pleno.
Faz Pilates para manter o porte, que o corpo é o “templo sagrado”.
Foi militar de carreira… é militar de carreira… será militar de carreira!
(caminha sempre pelo menos uns cinco passos à nossa frente… e eu esfalfo-me para o seguir)
Partilha o que sabe, explica, ensina. É a melhor companhia num evento cultural.
(e eu admiro-o…)
O Zé Miguel tem uma particularidade, a cabeça dele não pára…
… direita - esquerda - para cima - para baixo - rodopia (um dia ainda faz 360º) … basta que passe nas proximidades alguém do sexo feminino.
(nestas ocasiões, falar para ele é como falar para o éter… não ouve, não fala, só vê… )
Zé Miguel, Zé Miguel como tu num estalar de dedos, desatinas!!!


O Henrique
O Henrique tem um bigode muito certinho e fininho e só veste roupa de marca.
Adora cozinhar e sempre que faz uma receita nova e muito exótica convida todos os amigos.
(Deuses, às vezes, fecho os olhos e engulo… ele merece).
O Henrique predispõe-se a acompanhar uma amiga nas compras. Opina e espera pacientemente que nos decidamos entre um casaco azul, as calças pretas e os sapatos verde alface.
(Henrique, chama-nos chatas, vá!!!!) .
O Henrique tem uma alcunha de que se orgulha muito…. REIZINHO.
O Henrique quando está num grupo quase não fala e quando fala é sempre muito baixinho.
(porquê Henrique se todos gostamos tanto de ti…).

O César
O César é cheiinho e fuma cachimbo.
(eu tusso…)
O César é um economista acabado de ser contemplado com a reforma. Criou um blogue exclusivamente político e assim vive o “seu” mar de rosas.
É solteirão e já teve mais de 60 namoradas e viveu com 40% delas (com um recorde de 2 anos…) e continua namorando por aqui e por ali que ele é de ideias fixas, de princípios e de convicções.
O César está sempre disponível para um almoço, para uma viagem, para ajudar um amigo ou o amigo de um amigo ou o amigo do amigo, que nem conhece.
Em casa do César a sala tem as paredes com fileiras seguidinhas (sem um intervalinho sequer) de quadros todos com assinatura, que ele “apresenta” um a um a quem o visita pela primeira vez.
O César cruza os braços e medita… para ele o melhor está para vir…

O Manel
Conheço o Manel desde os meus 12 anos, estudamos juntos, é casado com a minha amiga de infância Maria João.
Tem barba, óculos e os olhos castanhos mais lindos do mundo.
O Manel organiza com toda a minúcia cada passeio, cada viagem…horas e minutos
Se um assunto é passível de várias interpretações ele pega no lápis e no papel e reduz a pó as probabilidades.
(homem inteligente, o Manel...)
Já adormeci a ouvir uma prelecção do Manel.
(aprendi VB com o Manel)
O Manel é líder aceite não necessita impor-se.
Quem está com o Manel está com Deus.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo, ciberespaço... Ai Deus, e u é?

O chefe colocou o capacete… calçou as luvas… desembainhou a espada… saiu altaneiro.
Foi navegar rio acima.
Eu qual donzela sem amo, fico-me para aqui esperando o seu regresso… suspirando… suspirando (as coisas que eu digo…meus deuses!!!)
E vou pecar, ai vou, vou!!!
Usando o "bem profissional” para o “bem particular” e contando tudo....

A Internet lá em casa, pôs as mãos nas ancas, bateu o pé e berrou-me - Não quero!!!!
Silenciados os japonezinhos que lhe corriam nos cabos num leva e trás de “diz que disse”, estou de castigo no quarto escuro.
… não respondi aos vossos comentários no meu post anterior… desculpem. Vai uma resposta colectiva, vale??? - Um beijo para todos!
Espero voltar ASAP (termo muito usado neste meu gabinete de trabalho…rs)

Como sentir-me feliz, também passa por vós… aguardem-me

ASAP=as soon as possible

sábado, 19 de setembro de 2009

Por ruas e ruelas... becos e esquinas

Sou uma… com uma multidão dentro de mim.

Vaculho quem sou eu no meio dos meus eus.

Labirintos… AMOREXIGÊNCIADONOESCRAVO


Nós temos cinco sentidos:
são dois pares e meio de asas.
Como quereis o equilíbrio?
(David Mourão-Ferreira)


PS - Tenho andado muito no estilo “croquetes” (basta ler os últimos posts) palavra de escuteiro que o próximo será estilo “trivialidades” (como cozer batatas doces sem água)

domingo, 6 de setembro de 2009

Espreitando-me pelo buraco da fechadura….



Sem asas não se pode voar.
Sonhar são asas.
Sonhei… Sonho… Sonharei

Gosto do meu lado emocionalmente frágil.
Gosto do meu lado racionalmente forte.
Gosto de me construir e reconstruir.
Gosto das diferenças.
Gosto de frases curtinhas.
Gosto do equilíbrio que se consegue numa corda bamba.

Perco-me e encontro-me… perco-me… perco-me… perco-me… procuro-me… procuro-me… procuro-me

Porque serei eu mais de reticências do que de ponto final????

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ser... ou não ser...

Maçã é pecado? Maçã é proibida? Maçã é tentação?


Maçã é Eva. “Maçã” é Adão.

Maçã é como bolinha vermelha no canto superior esquerdo.

Maçã é raiada de cobiça.

Maçã redondinha é ventre.

Maçã é doce. Maçã é acre.

Maçã é o tamanho da palma da minha mão.


Trincar a maçã… saborear a maçã… acabou-se a maçã…

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FotoMaton

Sabem qual é aquela sensação de….

…. que não existe a cor. Nem preto nem branco. Só cinzento…

… que semicerramos os olhos e vemos uma curta-metragem muito rápida, com um episódio do nosso passado… e que se repete… repete… repete… repete

… quando o corpo deixa de ter qualquer definição ou contorno. Nem braços, nem pernas. Fica como uma ampulheta. A areia desce até ao umbigo e esvai-se nos pés. Quando ficamos atolados até aos joelhos, vira-se a ampulheta. Volta o ciclo. O fiozinho de areia a atravessar o esófago, com refluxo vai à traqueia… lá está no umbigo e… os pés a atolar….

Com o vira e revira da ampulheta o coração salta para o cérebro.

… quando as emoções entram em ebulição e os pensamentos começam a fervilhar….

… pouca terra… muita terra…
… pouca terra… muita terra…
… pouca terra… muita terra…
… pouca terra… muita terra…
… pouca terra… muita terra…

PS - Impressões de um adulto fêmea abstémio após ingerir uma caipirinha…

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A quadratura do círculo

Tenho aqui uma mosca de volta de mim...

Bzzzzzzzzzzzz… zzzzzzzzzzz… zzzzzzzzzzzz

Tenho dúvidas se é mosca, moscardo ou vespão.
Em cada dia ela cresce, torna-se maior, asas e corpo…mais negra.

Bzzzzzzzzzzzz… zzzzzzzzzzz… zzzzzzzzzzzz

Tentei fazê-la sair pela janela.
Eu, qual bailarina esticada e em pontas, com os braços ondulantes a encaminhá-la…
Vai, vai, vai mesmo a sair…. e volta.
Cerca-me. É agora ela que baila à minha volta…

Bzzzzzzzzzzzz… zzzzzzzzzzz… zzzzzzzzzzzz

Usei spray garantido como infalível para o seu extermínio.
Lanço jacto para cima, ela vai para baixo… um esguicho para baixo, ela vai para o lado.
Eu, zonza com o odor… ela poderosa em voo picado, depois em círculos vertiginosos

Bzzzzzzzzzzzz… zzzzzzzzzzz… zzzzzzzzzzzz

Tentei o velho mata-moscas.
Ela poisa.
Pás… Pás… Pás!!!!!
Onde está? Morta e esborrachada????
Que nada, escapou.
Esvoaçando… ora, poisa aqui… ora, se recolhe ali. Desafia-me, despudorada... simulada...

Tenho aqui uma mosca de volta de mim…

Bzzzzzzzzzzzz…zzzzzzzzzzz…zzzzzzzzzzzz